25 de set. de 2013

Aconteceu em Brasília nos dias 14,15 e 16 de agosto, o Seminário de Estruturação da Rede de Atenção a Crianças e Adolescentes em Situação de Rua. O evento foi promovido pela Associação O Pequeno Nazareno/Campanha Nacional Criança Não é de Rua através de convênio com a Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República e CONANDA .
Participaram a Campanha Nacional Criança Não é de Rua, Movimento Nacional de Meninos e Meninas de rua, Movimento Nacional da População de Rua, Fórum Nacional DCA, Comitê Nacional de Enfrentamento à Violência Sexual Contra Criança e Adolescente (CNEVSCA), CONANDA, SDH/ PR, Ministério do Trabalho e Emprego, Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Centro Internacional de Estudos e Pesquisas sobre a Infância (CIESPI), e as redes: Amiga da Criança (MA), Equipe Interinstitucional (CE), Inter Rua (RS), Margaridas (PB), Meninos e Meninas de Rua (SP) e Rio Criança (RJ).
Foram discutidas propostas para as diversas políticas setoriais com o objetivo de subsidiar a elaboração de uma Política Nacional para enfrentar a situação de rua vivenciada por crianças e adolescentes.
 Nos grupos de trabalho, destaque especial foi dado ao protagonismo juvenil. Adolescentes de vários estados brasileiros apontaram importantes contribuições para o enfrentamento das violações  de direitos. As propostas servirão de base para o trabalho do Comitê Nacional.
 Na oportunidade foi eleito o Comitê Nacional que está coordenando o processo para  elaboração de uma Política Nacional de Enfrentamento à Situação de Rua de crianças e Adolescentes. Em seguida serão realizados seminários nas 05 regiões do país. O primeiro Seminário Regional será no Norte, em Manaus, no dia 22 de outubro.
Confira abaixo, em ordem alfabética, a composição do Comitê Nacional e a agenda das reuniões e seminários regionais.
 Comitê Nacional
Bernd Josef Rosemeyer – Campanha Nacional Criança Não é de Rua/CE
Enilson Costa Ribeiro – Rede Amiga da Criança/ MA
Francisco Rafael Agostinho Araújo – Equipe Interinstitucional de Abordagem de Rua/CE
Jandson Lima dos Santos (adolescente) – Movimento Nacional de Meninos e Meninas de Rua/ PE
Larissa Silva Jorge – Inter Rua/RS
Luciano Santos Araújo – Campanha Nacional Criança Não é de Rua/SP
Márcia Gatto – Rede Rio Criança/ RJ
Marco Antônio da Silva Souza – Movimento Nacional de Meninos e Meninas de Rua/SP
Maria Aparecida Pereira Martins – Movimento Nacional de Meninos e Meninas de Rua/SP
Natalícia Alves da Silva (adolescente) – Rede Amiga da Criança/ MA
Renildo Barbosa – Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente/Salvador
Sidnéia Bueno Marianno – Projeto Meninos e Meninas de Rua de São Bernardo/SP

Nenhum comentário:

Postar um comentário