19 de set. de 2009

Conferência definirá rumos para as políticas voltadas à criança e ao adolescente no PR

A sociedade civil e poder público discutirão o futuro das políticas voltadas à juventude durante a próxima semana em Curitiba. A VII Conferência Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente acontece de segunda (21) à quinta-feira (24), no Centro de Convenções, em Curitiba. Durante os quatro dias do encontro, os 500 delegados eleitos nas conferências municipais e regionais irão debater as diretrizes para as políticas públicas do Estado voltadas ao tema na próxima década.

Para Aline Fioravante, coordenadora do programa Atitude, da Secretaria da Criança e Adolescente, o importante neste processo é a participação democrática da sociedade na deliberação das políticas voltadas às crianças e adolescentes. De acordo com ela, para se chegar a esta edição estadual estiveram envolvidas, desde maio, mais de 30 mil pessoas.

“Este é o espaço de diálogo entre a sociedade e o poder público, pautado pelo estatuto da criança e do adolescente, que serve para que todos os atores deste processo compartilhem e se corresponsabilizem pelas ações relacionadas ao tema”, afirmou Aline.

Durante o encontro estadual serão eleitos 59 delegados para representar o Paraná na conferência federal que ocorrerá em Brasília, no final do ano, informou a coordenadora.

Nos debates serão discutidos temas como a universalização dos direitos; questões relacionadas à proteção e defesa das crianças; o fortalecimento e integração do sistema de garantia de direitos; a participação nos espaços de construção da cidadania; e a gestão política, de forma a descentralizar os serviços para garantir maior participação da sociedade.
Fonte: Secj/pr

Nenhum comentário:

Postar um comentário