5 de out. de 2010

REGIÃO SUL DO BRASIL DISCUTE POLÍTICA NACIONAL E PLANO DECENAL DOS DIREITOS DA CRINÇA E DO ADOLESCENTE

Começa nesta quarta-feira (6/10) o quarto seminário regional do Fórum Nacional DCA para discutir a Política Nacional e o Plano Decenal DCA. Desta vez será a vez da região Sul. Cerca de 100 representantes dos Fóruns Estaduais DCAs do Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina se reúnem até sexta-feira (8/10), em Florianópolis (SC). 
A Análise de Conjuntura será feita pelo sociólogo Rudá Ricci (Observatório Internacional da Democracia Participativa), que também falará sobre a incidência do movimento da infância e adolescência na Política Nacional de Promoção, Proteção e Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente. 
Já a professora Silvia Alapanian (UEL/PR) abordará a tendência de assistencialização dos direitos humanos de crianças e adolescentes. Tal tendência presente no Estado brasileiro hoje é uma preocupação na medida em que as políticas adquirirem critérios focalistas e seletivos e a assistência social se destaca dentre as políticas sociais como política central no atendimento aos mais pauperizados, num processo que ocorre rebaixamento dos direitos, sendo preciso compreender como isto vem ocorrendo na política para infância/adolescência. O processo de construção e uma análise problematizadora do Plano Decenal DCA será feita por um representante da sociedade civil no CONANDA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário