25 de nov. de 2010

POLÍTICAS PARA CRIANÇAS E ADOLESCENTES INDÍGENAS É TEMA DE SEMINÁRIO EM BRASÍLIA

O "II Seminário sobre Direitos e Políticas para Crianças e Adolescentes Indígenas" acontecerá em Brasília, de 25 a 27 de novembro, quando serão apresentados os resultados preliminares de diagnóstico sobre a violação de direitos e a atual situação de crianças e adolescentes indígenas. A pesquisa aconteceu ao longo de 2010 coordenada pelo Centro Indígena de Estudos e Pesquisas (Cinep), em parceria com a Secretaria de Direitos Humanos (SDH-PR) e o Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda).

Para a produção do material foram realizados o I Seminário Nacional, em Brasília, e quatro oficinas com representantes indígenas das regiões Sul/Sudeste, Centro-Oeste, Norte e Nordeste, quando estiveram presentes lideranças, jovens, professores e membros de organizações indígenas.

Os relatos dos participantes apontaram especificidades regionais do ponto de vista indígena sobre o conceito do que seja criança e adolescente para os povos e também as diferenças com relação ao ponto de vista não-indígena do que são consideradas formas de violência e agressão contra crianças e adolescentes indígenas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário