3 de mar. de 2011

JUIZ DA VARA DA INFÂNCIA E DA JUVENTUDE DE SÃO PAULO DEFENDE PROFISSIONALIZAÇÃO DE CONSELHOS TUTELARES

Posted: 03 Mar 2011 05:56 AM PST
Criar um movimento para profissionalizar os conselheiros tutelares e equipar os órgãos de proteção à criança e ao adolescente é a tarefa colocada como prioridade, neste ano, pela Coordenadoria da Infância e Juventude, ligada ao TJ (Tribunal de Justiça) de São Paulo.
Para o juiz titular da Vara Central da Infância e Juventude de São Paulo, Adalberto José Queiroz Telles de Camargo Aranha Filho, que também integra a coordenadoria do TJ, a situação atual dos conselhos tutelares de São Paulo é “lastimável”. Por isso, a coordenadoria do TJ diz querer sensibilizar a Câmara para que a Casa pense em projetos voltados para a formação dos conselhos.
A avaliação feita pelo juiz é baseada nas condições de infraestrutura e preparação dos profissionais que integram os conselhos tutelares. Atualmente, a legislação que regula a eleição desses funcionários não exige formação acadêmica específica. A escolha do conselheiro é feito pelos moradores do bairro onde ele vive.
- O fortalecimento dos Conselhos Tutelares vai garantir que o ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente) e a lei 12.010 [que altera o ECA e impõe novas diretrizes para a adoção] sejam cumpridos de verdade.
Para o juiz, os conselhos tutelares estão mal aparelhados e dirigidos para atender casos de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social. Ainda de acordo com Aranha Filho, os conselheiros eleitos pelo povo muitas vezes se colocam no papel de lideranças comunitárias com interesses políticos.
- Muitos trabalham formando lideranças comunitárias, o que significa conseguir votos para quando se candidatar a vereador. Você tem que quebrar esse interesse político.
Nesta terça-feira (1º), o juiz Adalberto de Camargo Aranha Filho participou do programa Cartão de Visita, da Rádio Record, apresentado por Débora Santilli, e conheceu, ao lado de Zacarias Pagnanelli, diretor executivo nacional de relações institucionais da Rede Record, a redação da TV e a do Portal R7.
Fonte: R7

Um comentário:

  1. olá meu nome e antonio geraldo.moro em sarandi a 20 anos.ja trabalhei no concelho tutelar.fazendo o melhor pela as crianças e adolecente.agora eu gostaria de voltara a prestar serviços voluntarios como argente do concelho. tenho tempo disponivel. para excecutar a função. gostaria de ser convocado para trabalhar voluntariamente. nesta cidade de sarandi - paraná . meu endereço: rua das dalia 921 jardim verão sarandi -pr cep 87111-480 . eu ate soube que o departamente de atendimentos a crianças e adolecente de sarandi estava para ser extinto por falta de voluntarios.mais acredito que deve ser falta de enteresse das proprias autoridade.estou querendo ser voluntario deis de quando sai de onde eu trabalhava.fis varias tentativas e ninguem mim chama . certamente não tem nenhum enteresse de ver o orgão prosperar. abraços
    meu email e aguiadorada2020@hotmail.com

    ResponderExcluir