7 de set. de 2011

CRAVINHOS-SP JOVENS DO PARTICIPAM DE RODA DE CONVERSAS COM CONSELHO TUTELAR

EMPENHO – Essa iniciativa teve como finalidade orientar e prevenir situações de risco e vulnerabilidade na infância e adolescência
O CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) de Cravinhos nesta semana realizou em parceria com os membros do Conselho Tutelar de Cravinhos intensas Rodas de Conversas nos Grupo de Adolescentes e nos Grupos do Projeto Jovem “Arte & Cidadania”.
Essa iniciativa teve como finalidade orientar e prevenir situações de risco e vulnerabilidade na infância e adolescência, proteção, direito e deveres como preconiza o ECA (Estatuto da Criança e Adolescente).
Em primeiro momento explanaram-se as funções e as atribuições do Conselho Tutelar, as medidas de proteção que o Conselho adota no momento em que as crianças e adolescentes têm seus direitos violados pelo Estado, sociedade, pais ou em função da própria conduta.
Também foi elucidado o tema sobre a exploração e dos abusos sexuais em crianças e adolescentes, destacando pontos importantes, muitas vezes obscuros e pouco abordados nesse tipo de violência.
Os conselheiros tutelares também orientaram sobre os riscos das drogas lícitas (que mesmo legalizadas pela sociedade tem a venda proibida para menores de 18 anos) e sobre as drogas ilícitas (seus problemas, consequência e dependência química e psicológica).
Esse tema foi abordado nesse período, pois, com a proximidade da Festa do Peão de Boiadeiro de Cravinhos é importante esclarecer o papel das crianças, adolescentes, dos pais e/ou responsáveis legais, formando assim, uma teia de multiplicadores e protetores das violações dos direitos das crianças e adolescentes.
Os conselheiros que participaram desse momento foram Marluci Henares, Edna Lúcia Lima, Vivian Lance, Douglas Rossignolo e Joana da Fé.


Fonte: A Tribuna Regional

Nenhum comentário:

Postar um comentário