20 de out. de 2011

PROTAGONISMO JUVENIL É TEMA DE OFICINA NA CONFERÊNCIA DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE


“Protagonismo juvenil é a participação do adolescente em atividade que extrapolam os âmbitos de seus interesses individuais e familiares e que podem ter como espaço a escola, os diversos âmbitos da vida comunitária; igrejas, clubes, associações e até mesmo a sociedade em sentido mais amplo, através de campanhas, movimentos e outras formas de mobilização que transcendem os limites de seu entorno sócio- comunitário ” (Costa, 1996:90)
Resolução 149, de 03 de agosto de 2011
Dispõe sobre a participação de crianças e adolescentes nas comissões organizadoras da IX Conferência Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente, nas Conferências Estaduais, Distrital e Municipais.
Lembrando que é VI conferência  realizada em Maringá que conta a participação de adolescente .

Um comentário:

  1. Seminário Cidadão do Futuro: Políticas para o Desenvolvimento na Primeira Infância

    Os diversos aspectos que influenciam o pleno desenvolvimento da criança durante os primeiros anos de vida, de 0 a 3 anos, serão discutidos no Seminário Cidadão do Futuro: Políticas para o desenvolvimento na primeira infância, promovido pela Secretaria de Assuntos Estratégicos, juntamente com a Secretaria dos Direitos Humanos, nos dias 26 e 27 de outubro, em Brasília.

    O seminário vai discutir, entre outros temas, a proposta de uma política de promoção do desenvolvimento integral na primeira infância, a avaliação do desenvolvimento infantil, como assegurar condições mínimas às famílias para uma atenção adequada à primeira infância, o impacto do atendimento em creches sobre o desenvolvimento das crianças, a adoção de medidas de qualidade para os serviços de educação infantil e o estado nutricional na primeira infância.

    O objetivo do evento é reunir importantes especialistas e pensadores do Brasil e do exterior que estão envolvidos com esse tema, tanto na esfera pública, como privada e no terceiro setor para debater alternativas para potencializar o desenvolvimento da primeira infância em todo país de forma unificada.

    O que se pretende é garantir a igualdade de oportunidades e facilitar o acesso ao conhecimento e às informações, serviços públicos e condições adequadas de educação, saúde, habitação e saneamento.

    A primeira infância é um dos principais eixos estratégicos trabalhados pela SAE, que é responsável por debater e elaborar políticas públicas de Estado em articulação com governo e a sociedade civil.

    A promoção de ações voltadas para a primeira infância, fase de formação do indivíduo, potencializa os investimentos futuros, além de aumentar o impacto e a eficácias de políticas públicas posteriores, reduzindo as desigualdades e contribuindo para que a criança tenha uma vida adulta bem sucedida.

    As experiências de sucesso em termos de inovação na atenção à primeira infância que vêm sendo introduzidas nos estados e municípios do país, e também em nível mundial, serão apresentadas durante o seminário com o intuito de colaborar com a discussão.

    Maiores informações no site: http://www.sae.gov.br/primeirainfancia/

    O evento terá transmissão online através do Youtube (www.youtube.com/saepr)

    Serviço:

    O quê: Seminário Cidadão do Futuro: Políticas para o Desenvolvimento na Primeira Infância

    Quando: Dias 26 e 27 de outubro de 2011, às 9 horas

    Onde: Royal Tulip Brasília Alvorada – Ballroom 03 – SHTN, Trecho 1, Conj. 1B, Bloco C – Brasília – DF

    ResponderExcluir